RIO DO FOGO

domingo, 12 de janeiro de 2014

Prefeitura Municipal de Rio do Fogo recebe doação da Capela Nossa Senhora da Conceição de Punaú e gera polêmica na Comunidade

Casa Paroquial

 Na primeira missa do ano (05/01/2014) em Punaú, a comunidade católica foi informada pelo Padre Gerônimo Dantas sobre doações de patrimônios pertencentes a igreja de Punaú  feitas pelo Bisco D. Jaime a Prefeitura Municipal de Rio do Fogo, entre elas inclui a Casa Paroquial localizada na rua D. Eugênio Sales e uma casa pertencente ao antigo Clube de Jovens, localizada na rua D. Nivaldo Monte.
    Segundo os relatos, o padre afirmou não ter influenciado no pedido de doação da prefeitura a Diocese, mas, vale lembrar que recentemente houve uma grande controvérsia envolvendo a colocação de uma placa homenageando o prefeito Laerte Paiva na recém-reinaugurada  Capela Nossa Senhora da Conceição-Punaú, homenagem essa que partiu dele, pós, até então a comunidade não estava a  favor da tal homenagem, devido o atual gestor não ter contribuído em nada para a reforma e ampliação da capela. A Placa não foi colocada  como desejava  após manifestações contrarias por grande parte da população local.

   Tendo em vista que a igreja está doando alguns dos seus imóveis, antes com destinação as atividades da igreja, para o município de Rio do Fogo, sob a promessa de que no local será construída uma unidade de pronto atendimento-UPA. Porém, segundo o site do Ministério do Planejamento http://www.pac.gov.br/comunidade-cidada/upa-unidade-de-pronto-atendimento é preciso que a cidade tenha em média População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes para se construir uma UPA, deixando claro que,  Rio do Fogo  (HAB. 10 187  IBGE/ 2012),não tem nem a metade,  portanto, tudo leva a crer que pode ser apenas mais uma promessa.

Terreno da maternidade

   Também devemos lembrar que, até pouco tempo atrás, no distrito de Punaú, havia uma maternidade que durante a gestão do Prefeito Túlio Paiva (irmão do atual prefeito de Rio do fogo, Laerte Paiva) foi derrubada sob a promessa de ser construída no local uma nova maternidade, que como sabemos, não passou de uma simples promessa, haja vista que não foi colocado nenhum tijolo no local até hoje e o terreno está  atualmente abandonado. Desta forma, nada mais correto que a nova unidade de saúde do distrito seja construída onde antes funcionava a maternidade, uma vez que o terreno pertencente à prefeitura encontra-se sem nenhuma utilização.

   Muitos moradores comentam, o quê o Prefeito está fazendo além de um absurdo da doação da casa Paroquial  é também um desrespeito com a história e com trabalho daqueles que idealizaram, fundaram e construíram o patrimônio, como Dom Eugênio Sales, Dom Alair Vilar e todos os colonos que moraram e ainda vivem na comunidade. Afinal, basta apenas uma rápida passagem pelo pequeno distrito para constatar que locais não faltam para que se construa novas escolas ou postos de saúde.

   


SPA TERMAS CENTER/RIO DO FOGO

SPA TERMAS CENTER/RIO DO FOGO